Virada de estômago

Não sei se você sabe, mas eu sou pernambucana. E como uma boa nordestina, eu sou apaixonada por minha terra. Olhe, que eu já descobri outras terras litorâneas: adoro o Rio de Janeiro, gosto de João Pessoa, sou bem íntima do Rio Grande do Norte, e por aí vai.
Acontece que, como uma boa nordestina, eu tinha um grande preconceito contra as terras paulistanas. São Paulo para mim era o paraíso dos fracassados, lugar onde as pessoas tentavam (veja bem o verbo que eu utilizei) realizar seus sonhos. Na tevê nordestina, São Paulo é exibida como um reduto cinza, com prédios claustrofóbicos e céu acinzentando. Só que, uma coisa que a tevê nordestina não consegue mostrar é a variedade de eventos culturais que ocorrem nessa metrópole brasileira.
Pois bem, eu me apaixonei por São Paulo quando eu realmente conheci essa selva de pedra. Eu descobri vários lugares impressionantes como o Belas Artes, as docerias, as ruas bacanudas e os eventos culturais.
Um evento cultural que vai acontecer nesse fim de semana, dias 15 e 16 de maio, é a Virada Cultural. E, o que a Virada Cultural e o Club da Gula tem a ver? Pois bem, por essa você não esperava: o cinema Belas Artes vai apresentar filmes clássicos e desconhecidos cujo tema é a gastronomia do doce! Ahá! Essa eu não perco.
Farei, para você, prezado leitor, um breve guia dos filmes (e dos principais doces dos filmes) que serão exibidos no Belas Artes, nessa Virada:

SALA 1 - Villa Lobos
00h00
Doce de Coco – Direção: Penna Filho

Esse filme é bem hilário na medida de seu tema: morte! Quando esses longas mexem com mortos, túmulos, enterros e cemitérios, as coisas ficam pra lá de esdrúxulas. Agora, por se tratar de um filme genuinamente brasileiro, você pode até criar uma empatia com os personagens... Dependendo de quanto brasileiro você é! Afinal, você sabe o que é um doce de coco?

02h25
O Sabor da Melancia (The Wayward Cloud / Tian Bian Yi Duo Yun) – Direção: Tsai Ming-Liang

Sobre esse filme eu não tenho muito o que comentar, já que eu ainda não vi! Mas, pelo o que eu li, parece que ele segue a corrente de que melancia é doce! Enfim, ele não agradou ao público, muito menos à crítica. De qualquer forma, sempre vale a pena conferir um filme de produção francesa/ chinesa.

04h30
Índia, o Amor e Outras Delícias (Nina’S Heavenly Delights) – Direção: Prathiba Parmar

Eu sou apaixonada pela culinária indiana. Tudo bem que tudo o que conheço da cozinha indiana é do restaurante Gopala, perto da avenida Paulista. Enfim, esse é mais um filme que eu também não assisti desse circuito. Pela sinopse, ele parece delicioso! Mais uma vez eu recomendo: vale a pena assistir a uma produção que não seja de Hollywood.

SALA 2 - Cândido Portinari
00h00
Índia, o Amor e Outras Delícias (Nina’S Heavenly Delights) – Direção: Prathiba Parmar

02h00
Julie & Julia – Direção: Nora Ephron

Gente, nesse filme tem uma cena que Julia faz um bolo de chocolate tão melequento! Coisa de gordo. Mas, enfim, esse é o tipo de filme que se você for assistir sem ter comido antes, com certeza, você gastará uma fortuna com comida. Agora, se você foi de barriga cheia, você terá se arrependido de ter comido aquele fast-food antes de assistir a um festival gastronômico!

04h30
Amores Expressos (Chungking Express) – Direção: Wong Kar-Wai

Você gosta de doces em calda? Eu não sou muito fã. Acho que eles são uma tentativa de alguma coisa. Ou seja: um gosto de água com nada e açúcar. Esse filme não parece ser desse tipo, apesar de levar como gastronomia principal, o abacaxi em calda.

SALA 3 - Oscar Niemeyer
00h00
Amores Expressos (Chungking Express) – Direção: Wong Kar-Wai

02h00
Tá Chovendo Hamburguer (Cloudy with a Chance of Meatballs) – Direção: Phil Lord e Chris Miller

Minha amiga de quinta assistiu a esse filme! E, segundo o depoimento dela, tudo chove! Chuta uma comida aí, que ela cai do céu. Pois esse filme é bem divertido, bem apetitoso, e, gente, vamos lá experimentar!

04h00
Doce de Coco – Direção: Penna Filho

Contatos:
Cine Belas Artes
Rua da Consolação, 2423
No tradicional cinema na esquina da Consolação com a avenida Paulista, mais uma Virada Cine Gastronômica: filmes de dar água na boca acompanhados por pratos inspirados neles.

Virada Cultural
Entre os dias 15 e 16 de maio, a cidade de São Paulo viverá uma de suas maiores e mais inclusivas festas: a Virada Cultural, que neste ano chega à sua sexta edição.
Realizada pela Secretaria Municipal de Cultura, o evento ocupará ruas e equipamentos de cultura e lazer da cidade durante 24 horas ininterruptas, com shows de música e dança, sessões de cinema, espetáculos de teatro e circo, além de diversas atrações especiais.

1 comentários:

Unknown disse...
12 de maio de 2010 às 12:00

não gostei por não estar ai ¬¬º