Everything's yellow

Quando você, geralmente, come ovos? De manhã, no café? No almoço, no bife à cavalo (foto ao lado)? No jantar? Ou, apenas, nos petiscos, como o ovo de codorna.
Fique sabendo nessa semana que o preço do ovo, bem como de aves, está aquém da taxa do IPCA. Isso ocorre por causa da alta elevação nos anos de 2002 e 2007. Daí, chega 2010, os preços não sobem tão extraordinariamente, os produtores ficam preocupados com a falta de nivelação.
Pois bem, isso nem é notícia de jornal grande, mas muito me interessa. Sou fanática pela maioria dos doces que levam bastantes ovos. Você poderia nomear um? É difícil pensar que um tira-gosto possa ser o elemento principal de uma sobremesa.
O País que inovou utilizando muitas gemas em seus doces foi Portugal. E mais, essas sobremesas nasceram do convento, que pecado, não é? Isso porque, para a confecção de hóstias utilizam-se muitas claras; e, as freiras, sem quererem desperdiçar as gemas, começaram a inventar doces ricos em açúcar (oriundos do Novo Mundo, tipo o Brasil), em gemas de ovos e em amêndoas.
Em frente à minha casa, no boteco de esquina, O Bar do Moreira (R. Guaipá, próximo ao número 452), a mulher do Moreira vende umas caixas com 6 unidades de Santa Clara (foto ao lado), ou de Pastéis de Belém, custam R$ 12. Uma loucura.
Outro dia, eu fui almoçar bacalhau na Casa Portuguesa (R. Cunha Gago, 656). Vale a pena dar uma passadinha por lá, e pedir o prato do dia. Depois, pedir, qualquer um que seja, um doce da bandeja. Lá também são vendidas caixinhas com doces a sua escolha, com um preço mais salgado.
De qualquer forma, vamos aproveitar que os ovos estão baratos, e nos enfartar de tanta gema com açúcar!

0 comentários: